Indiferença histórica que inspira movimento emancipatório

Já faz um bom tempo que as comunidades de Santo Eduardo, Santa Maria de Campos e Espírito Santinho vêm sofrendo com o descaso do governo municipal da prefeitura de Campos dos Goytacazes, as perdas e retrocessos vividos por essas três comunidades são progressivamente lamentáveis.

A distância da sede do município com o baixo potencial eleitoral, faz com que a grupo dominante do cenário político campista mantém um constante desprezo com essas comunidades, e em todas as áreas da gestão pública municipal e com a falência orçamentária do governo do Estado, as mazelas públicas somente se agravam.

Clique na imagem e acesse a matéria
O momento carece uma profunda reflexão coletiva desses três povos tradicionais, e talvez se imaginássemos as três comunidades se articulando em um movimento legitimamente emancipatório, sem dúvidas que as possibilidades de melhora da qualidade de vida passariam a serem plenamente viáveis.

A extensão territorial e a densidade demográfica das três localidades, oferecem totais condições de se consolidar como município, inclusive podendo agregar a comunidade de Santa Bárbara como segundo distrito, aumentando ainda mais o potencial agrícola da região.

Ressalta-se que todas elas estão próximas do rio Itabapoana e com a PCH da Pedra do Garrafão dentro de seus limites territoriais, podendo até cogitar em como um marco de arrecadação para o novo município que viesse a surgir.

De uma coisa todos podem pensar em consonância, de que no atual quadro todas as três comunidades têm perspectivas mínimas de vislumbrar qualquer possibilidade de desenvolvimento se não houver autonomia e representatividade administrativa, para assim atender demandas de responsabilidade do poder público, que estão sendo sanadas pela iniciativa popular.

Comentários