Itaperuna | Uma proposta despropositada

Um internauta itaperunense, que provavelmente deve ser um web-designer publicou em sua rede social um projeto com o propósito de melhorar o fluxo do trânsito na Avenida Cardoso Moreira, acredito até nas melhores das intenções do cidadão em tela, mas a ideia publicada é um verdadeiro atentado a qualquer política urbana sensata.

A proposta como todos podem observar na imagem, é eliminar com o passeio central da avenida assim como com todas as árvores existentes, aumentando um pouco na largura das duas postas, e restringindo as vagas de estacionamento somente no lado direito de cada via, ou seja, no mesmo lado dos pontos de ônibus ao longo da via.

O passeio central e as árvores são invioláveis de seu papel para oferecer aos pedestres e ciclistas uma via exclusiva para eles, questão de cidadania que não se discute, o que poderia melhorar o trânsito da Av. Cardoso Moreira, sem dúvidas seria se eliminasse todas as vagas de estacionamento, assim não teríamos veículos manobrando ao longo da via, que causam constantes retenções no trânsito.

As vagas de estacionamento poderiam ser organizadas e estruturadas ao longo da via da beira rio, onde existem espaços que se pavimentados poderia estacionar quase que uma centena de veículos.

Poderia também providenciar a construção de uma ciclovia no passeio central, e assim estimular as pessoas a irem de bicicleta ao trabalho pois muita gente reside em locais que é possível construir ciclovias e ciclo-faixas que os levem ao centro da cidade.


Itaperuna já ostenta a fama de cidade de elevadas temperaturas, e com esta proposta de exterminar as árvores da “Cardoso Moreira”, aí que o maçarico aumenta a pressão.

Comentários