Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira
e Paulo Skaf participam do evento e criticam gastos do governo
A Federação das Indústrias do
Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) e a Federação das Indústrias do Estado de São
Paulo (FIESP) lançaram, no domingo (25/10), no Rio, a campanha “Não Vou Pagar o
Pato”, contra o aumento de impostos.
O evento aconteceu na Praia de Copacabana,
onde as federações das indústrias colocaram um pato inflável de 12 metros,
símbolo da campanha, e distribuíram 2.000 patinhos aos participantes.
O presidente da FIRJAN,
Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, ressaltou a importância da campanha. Para ele, a
volta da CPMF seria um desastre. “Não podemos aceitar a CPMF nem qualquer
aumento de impostos, principalmente nesse momento em que a população e as
empresas já enfrentam graves dificuldades. Isso só agravaria a crise”, disse
Gouvêa Vieira.
Ele ressaltou que a carga
tributária brasileira já ultrapassou o limite do razoável. “Está na casa dos
40% do PIB. A solução para o problema das contas públicas não passa por aumento
de tributação, e sim pela redução de gastos, e também por um forte programa de
privatizações que, segundo nossos estudos, tem potencial de gerar um caixa de
4% do PIB”, acrescentou o presidente da FIRJAN.
Vamos andar com este pato
pelo Brasil todo”, disse no evento o presidente da FIESP, Paulo Skaf. “Para
envolver toda a sociedade nesta campanha, que tem o significado de ‘para, chega
de gastança’.”
“O Brasil precisa que o
governo pare de atrapalhar. Ajuste fiscal significa acertar as contas”, afirmou
Skaf. “O Governo precisa cortar seus gastos, seus desperdícios, gastar melhor.”
Manifesto
O objetivo da campanha é
conscientizar a sociedade sobre os altos impostos já pagos em produtos e
serviços e evitar novo aumento da carga tributária – por exemplo, com a volta
da CPMF, proposta pelo governo federal. Na internet (http://www.naovoupagaropato.com.br/), até
o momento, “Não Vou Pagar o Pato” já recolheu mais de 840 mil assinaturas.
A meta é atingir mais
de um milhão, que serão encaminhadas ao Congresso Nacional.
A ação começou em São Paulo,
em 21 de setembro, em frente à sede da FIESP, na Avenida Paulista, e está
percorrendo cidades do interior paulista e de outros estados. O pato já esteve
em Araras, Guarulhos, Presidente Prudente e Votuporanga, além de Brasília (DF).
A campanha é uma iniciativa
da Frente Nacional contra o Aumento de Impostos, criada em 3 de setembro e
liderada por Paulo Skaf, com amplo apoio de mais de 160 entidades de diversos
setores.
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Mais informações
Sistema Firjan – Assessoria de Imprensa Itaperuna
(22) 3824-6500
Twitter: @sistemafirjan
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