Escola no Castelo, em Itaperuna, em um cenário alarmante

"Sem funcionamento e com descaso público", cita morador.
Por TVI News com texto e imagens - "A antiga Escola São José, localizada na rua Olavo Bilac, bairro Castelo, em Itaperuna, RJ, possuí um cenário de abandono e total desinteresse público, que deixa pessoas da localidade indignadas e insatisfeitas pelo caso que não demonstra ter previsão para ser solucionado, segundo alguns moradores.

Cinco salas de aula totalmente danificadas; cerca de 200 alunos que poderiam ter no Bairro o acesso à educação próximo ao local onde moram, enfim, famílias que aguardam por providências e atenção para a resolução de diversos problemas como as estruturas do imóvel que possui portas quebradas e enferrujadas, mato alto; lixo espalhado no interior da antiga escola, além de uma quadra de esporte desativada, entre outros problemas que impedem o funcionamento do colégio.

Para o aposentado Antonio, conhecido por Toninho, é muito desconfortável, causa indignação e dor presenciar o abandono da Prefeitura. "Nunca imaginei que a escola onde minha filha estudou fosse ficar deste jeito e sem nenhuma condição de trazer educação para nossa comunidade. Minha filha hoje é proprietária de uma rede de cursos de inglês e também se sente inconformada com o abandono daqui", comenta o aposentado.

Caminhando pelo colégio Toninho conta detalhes do que a antiga escola tinha para os estudantes. "Esporte, biblioteca, espaço seguro para os estudantes brincarem e se descontraírem nos momentos de merenda, refeitório e até uma biblioteca...tudo perdido e esquecido", lamenta Toninho.

Já o barbeiro Jamilton Leontino Silva, conhecido como Pim, que foi aluno da antiga escola São José e mora no Castelo desde criança, o cenário de descaso causa indignação. "Estudei aqui, tínhamos educação, cultura e lazer o que hoje nem podemos sonhar em ainda recuperar para o Castelo. Minha esperança é em algo que possa acontecer com garra, determinação e novas ideias de resgatar o básico para o bairro que é a educação e a cultura. Não é difícil, mas basta ter disposição e força de vontade em trabalhar pela população", ressalta Pim.

O aposentado Toninho ainda acrescenta que quando questionado onde mora ele cita que reside no Centro porque infelizmente o Castelo se perdeu das mãos das autoridades políticas e virou sinal de vergonha. "Onde moro? Bom...moro no Centro. Esta resposta me deixa triste e inconformado com o governo que tirou de nós as esperanças e sonhos", desabafa Antonio.

A equipe de Jornalismo do blog Outra Opinião entrou em contato com a prefeitura de Itaperuna e aguarda um posicionamento sobre os problemas apresentados por moradores."

Comentários